quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Cavalos Árabes

           A raça Árabe é a raça mais pura e antiga que existe. Para muitos este é o cavalo mais belo. Existe referências artísticas deste animal a pelo menos 2500 anos a.c e o local mais relacionado a ele é o deserto. Mas tarde com a conquiste dos muçumanos, a sua raça estendeu-se pelo resto do mundo.
          A raça desse cavalos caracteriza-se pela sua boa saúde, intigência e beleza. Uma de sua caracteristicas é sua cabeça ser curta e fina, curva arqueda de seu pescoço, corpo largo e recto, extremidades largas e muito fortes com tendões definidos. O naris e as orelhas são pequenos e os seus olhos grandes, linha de garupa horizontal e cauda levantada de inserção alta.
         Sua grande mobilidade é graças ao arco que se forma ao unir a cabeça e o pescoço, chamado "mitbah", o quq facilita mudar de direção com agilidade e rapidez, seu andar é  característico de formas que conseguem saltar com a cabaça erguida. Na pista, a elegância ao galopar faz com que seja maravilhoso contemplar-lhe. 
        Com mais de mil anos, o cavalo Árabe tem sido bastante importante na evolução de muitas raças de equídeos.
        O Árabe foi espécie escolhida pelos Europeus para melhorar as raças continentais, itiizando Árabes garanhões com éguas Europeias.
        Um dos mitos mais belos, conta que Alá criou o deserto, o vento e o cavalo, que tinha a possibilidade de voar sem asas. A coisa mais caracteristica do Árabe é a sua resistência.Os seus olhos são vivos e muito expressivos, sempre de cor negra, rodeado por uma pele muito fina nas pálpebras. As orelhas são pequenas relativamente à cabeça, com as pontas convergentes e também com grande mobilidade. Sua cauda tem uma textura um pouco sedosa, assim como sua crina.
        Uma curiosidade, é o fato de ele ter uma formação óssea peculiar, com dezessete costelas, quando as outras tem dezoito, cinco ossos lombares, os outros cavalos seis e tem dezessete vétebras, quando o normal é dezoito.
        A origem do cavaos Árabe, ainda depois de muitas pesquisas e de divergência de histórias, continua sem uma prova definida: teria sido uma espécie selvagem que assumiu com o tempo sua forma, originária de cruzamentos entre outra? Teria o homem interferido nessa formação? A questão permanece envolta de mistérios.
      Resistencia: Serviam aos beduínos os quais eram nômades, portanto percorriam grandes distâncias e até guerreavam em terrenos que exigiam muito da sua condição física (força, rapidez e resistência).
     Rustilidade: O deserto já não oferecia alimentação e água em abundância. Havia uma segunda alternativa de locais devido ao caráter nômade dos beduínos, a temperatuta durante o dia é elevada e a noite, vertiginosamente baixa. 
      Inteligência: Em face das constantes guerras, os beduínos não tinham tempo disponível para seu treinamento mais longo adequado. Mas a sua capacidade de aprender superava as deficiências de seus donos.
      Altura: Entre 1,47 e 1,57m.
      Cores: Tordilho, castanho, alazão, preto.
      Usos: Sela, corridas, saltos de obstáculos, lida do gado, lazer e circo.


    
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário