quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Cavalos Mustangues

             Alguns dizem que os Mustangues foram originados por espanhóis, já outros dizem que foi originado por indigenas.
             Os Mustangues são a ultima espécie de cavalos selvagens do continente americano. Por isso estão protegidos pela lei do estado.Maltratar ou matar um Mustangue constitui um infração federal nos EUA.
             Os índios que viviam nos continentes Americano, antes da chegada dos Europeus, os índios não conheciam o cavalo e tiveram medo deles, mas depois compreenderam que eles podiam ser um elemento decisivo para caçar ou para a guerra.
              Eles vivem em manadas de quatorze pra cima. Cada manada consiste em éguas e potros, assim como jovens machos com menos de dois anos, pois apenas um cavalos dirige o grupo. Este é o lider (manda), esse cavalo que lidera o bando é o garanhão. Ele fica sempre de vigia, para que não haja predadores ( coiotes, pumas, etc.) que ataquem o bando. Esta é uma forma de segurança eficaz, que faz com que ele matenha sempre o domínio.
              Os Mustangues são pequenos e vigorosos, de pescoço curto e cabeça também pequena, olhos bastante expressivos e sua altura é entre 1,35 e 1,55cm. São cavalos rápidos e fortes, eles são capazes de sobreviver em regiões áridas e montanhosas, onde se alimentam apenas de plantas de textura áspera, é um animal que bebe pouco e que se dá bem com tempos quentes e secos como muito frio. Eles foram altamente apreciados pelos aborígnes e pioneiros por serem dotados de grande resistência e força, produto de um enorme desenvolvimento muscular.
               As vastas planícies dos EUA e a ausência de predadores naturais contribuíram para a sua rápida expansão. De fato, uma manda de Mustangues pode dobrar de tamanho a cada cinco anos.
              No ínicio do século xx, os Mustangues chegaram a 2 milhões de exemplares. Se tornou um problema para os agricultores, pois competiam com os seus bovinos para pastagens. Assim começou a sua caça, seu número foi reduzindo gradualmente até que chegou a 320.000 animais no final da década de 1960. Dado o rápido declínio no número de indivíduos, em 1971 no congresso dos EUA da América, foi aprovada uma lei que declarou o Mustangue como espécie protegida, mas desapareceram de vários estados. As poucas centenas de cavaos selvagens sobrevivem em Alberta e Colúmbia Britânica, no Canadá. A BLM considera 27.000 indivíduos um número possivel, mas os Mustangues selvagens excedem os 33.000, os outros 30.000 cavalos estão em exploração em ambiente não selvagem.
                


Nenhum comentário:

Postar um comentário