
Os índios que viviam nos continentes Americano, antes da chegada dos Europeus, os índios não conheciam o cavalo e tiveram medo deles, mas depois compreenderam que eles podiam ser um elemento decisivo para caçar ou para a guerra.
Eles vivem em manadas de quatorze pra cima. Cada manada consiste em éguas e potros, assim como jovens machos com menos de dois anos, pois apenas um cavalos dirige o grupo. Este é o lider (manda), esse cavalo que lidera o bando é o garanhão. Ele fica sempre de vigia, para que não haja predadores ( coiotes, pumas, etc.) que ataquem o bando. Esta é uma forma de segurança eficaz, que faz com que ele matenha sempre o domínio.
Os Mustangues são pequenos e vigorosos, de pescoço curto e cabeça também pequena, olhos bastante expressivos e sua altura é entre 1,35 e 1,55cm. São cavalos rápidos e fortes, eles são capazes de sobreviver em regiões áridas e montanhosas, onde se alimentam apenas de plantas de textura áspera, é um animal que bebe pouco e que se dá bem com tempos quentes e secos como muito frio. Eles foram altamente apreciados pelos aborígnes e pioneiros por serem dotados de grande resistência e força, produto de um enorme desenvolvimento muscular.
As vastas planícies dos EUA e a ausência de predadores naturais contribuíram para a sua rápida expansão. De fato, uma manda de Mustangues pode dobrar de tamanho a cada cinco anos.
No ínicio do século xx, os Mustangues chegaram a 2 milhões de exemplares. Se tornou um problema para os agricultores, pois competiam com os seus bovinos para pastagens. Assim começou a sua caça, seu número foi reduzindo gradualmente até que chegou a 320.000 animais no final da década de 1960. Dado o rápido declínio no número de indivíduos, em 1971 no congresso dos EUA da América, foi aprovada uma lei que declarou o Mustangue como espécie protegida, mas desapareceram de vários estados. As poucas centenas de cavaos selvagens sobrevivem em Alberta e Colúmbia Britânica, no Canadá. A BLM considera 27.000 indivíduos um número possivel, mas os Mustangues selvagens excedem os 33.000, os outros 30.000 cavalos estão em exploração em ambiente não selvagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário