domingo, 2 de janeiro de 2011

Cavalos Quarto de Milha

  
                Existem várias raças de cavalos e hoje irei falar sobre o Quarto de Milha!
                Foi a primeira raça criada na América, originada nos EUA por volta dos anos de 1600. Os cavalos que deram origem vieram da Arábia e Turquia trazidos por esploradores espanhóis e também pelos cavalos indigenas (Mustang).
                 Em 1611 foram escolhidos dezesete garanhões e éguas , os quais deram origem aos Thoroughbred. Quando em fim, um cavalo Thoroughbred, com o tempo surgiu um equineo compacto e bastante musculoso, capaz de correr distancias curtas em grande velocidade. O primeiro Stud Book com registro genealogico da raça iniciou em 1941, no Texas. Sendo assim são aceitos cruzamentos com QMxQM ou ThoroughbredxQM.
                 Na época em que a guerra da independência começou, os colonizadores tinham tornado-se muito afeiçoados à corrida de Quarto de Milha  que geralmente era disputada entre três cavalos. Ao longo dos anos surgiu a primeira competiçao organizada, sendo feita uma pista apropriada para corridas  em Tucson, Arizona.
                 Depois  foram surgindo outras atividades dezempenhadas com sucesso por esse animais, linagens diferentes foram surgindo em diferentes áreas. Hoje são bem distintas e  seleções bem rigorosas.No nordeste do Brasil o Quarto de Milha se tornou o melhor em vaquejada. No sul do Brasil nos trabalhos de campo encontra concorrencia no cavalo crioulo.
                 Em meados de 1955, os cavalos Quarto de Milha vieram para o Brasil, logo quando a SKR (Swift-King Ranch) importou seis cavalos dos EUA para o país.
                 Hoje, existem mais de 285 mil  Quarto de milha registrado no Brasil, dividido entre 39 mil criadores e proprietarios. 
                 O cavalos Quarto de Milha são reconhecidos pela sua facilidade de domar, docilidade e inteligência, grande capacidade de mudar de direção, com partida rápida, parada brusca, adapitaveis a qualquer situação, podendo ser usado também para instrumento de força, transporte e imbativeis e provas equestres.
                 Possuem uma cabeça pequena, fronte ampla, olhos grandes e afastados de um perifil bastante reto, seu pescoço em forma de "pirêmide", possui uma linha superior reta, dorso e lobos curto, já a garupa é levemente inclinada, o peito profundo .
                 Por ser um cavalo versatio ele pode ser usado em corridas planas, saltos, provas de rédeas, três tambores, balizas, hipismo rural e lida com o gado.
                 >>Temperamento: dócil, rústico e muito inteligente.
                 >>Inseminação Artificial: Normalmente só a quente, não há um limite de éguas - mediante autorização do Conselho Deliberativo da Associação, que também permite transferência de embrião;
                 >>Andamento: harmonioso, em linha reta, natural e baixo. O pé é levantado levemente e recolocado de uma só vez no solo, carcterizando-se no trote de campo;
                 >>Peso: macho e fêmea pesam geralmente 500 kg ;
                 >>Altura: Geralmente 1,50m;
                 >>Porte: De médio a grande.
                 Sua pelagem pode ser: alazão, baio, alazão tostado, baio amarilho, castanho, cremelo, lobuno, perlino, preto, rosilho, tordilho e zaino. Podem também ter alguns pelos brancos em alguma parte do corpo, passando disso, descaracterisa a raça.
Padrão da Raça Quarto de Milha 

Nenhum comentário:

Postar um comentário